A luta contra a balança pode se tornar muito difícil para pessoas que apresentam sobrepeso e obesidade. Para esses casos, a cirurgia bariátrica tem se tornado a cada dia a maior aliada para perda de peso e redução de medidas. Essa técnica popularmente conhecida como redução de estômago é um método seguro e eficaz para auxiliar a perda de peso em obesos mórbidos.

“O aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, a certificação de médicos especialistas e o credenciamento de hospitais como centros de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica estão tornando a prática mais difundida no Brasil”, explica Dr. Sérgio Barrichello gastroenterologista/endoscopista da Clinica Healthme gerenciamento de perda de peso.

Porém, ainda é muito comum muitas dúvidas pairarem sobre a mente dos pacientes que têm indicação para o procedimento. Para esclarecê-las, o Dr. Sérgio Barrichello separou os principais mitos e verdades que envolvem este procedimento.

A perda de peso é maior nos seis meses após a cirurgia?

Verdade! O período em que a perda de peso é mais significativa ocorre nos primeiros seis meses. Por isso, é importante que o paciente seja disciplinado quanto às recomendações médicas na primeira etapa pós-cirurgia.

Todo paciente volta a engordar após alguns anos?

Mito! O reganho de peso ocorre quando o indivíduo não se adapta aos hábitos saudáveis, seja na alimentação ou na prática de atividade física. Adotar uma dieta menos calórica e mais nutritiva, além de praticar exercícios com regularidade, o paciente consegue evitar o ganho de peso.

Mulheres que realizam a cirurgia bariátrica não podem engravidar?

Mito! Após os 15 meses de resguardo do pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos. Nessa fase do tratamento, o uso de anticoncepcionais é proibido, portanto, é importante o uso da camisinha.

Posso ter anemia durante o pós-operatório?

Verdade! O paciente tende à anemia, principalmente as mulheres devido a menstruação, da perda de ferro e da pouca presença de carne vermelha na dieta, além da má absorção do ferro. O quadro de anemia pode ser revertido com a reintrodução da dieta sólida, permitindo a ingestão de alimentos ricos em ferro, ou, em alguns casos do uso de suplementos vitamínicos.

As dores nos primeiros meses após o procedimento são muito fortes?

Mito! Geralmente as dores costumam manifestar-se somente no primeiro dia, por ser necessário inflar o abdômen com gás carbônico para possibilitar a melhor manipulação dos órgãos internos por videolaparoscopia.

O apoio da família é fundamental para os pacientes que realizam cirurgia bariátrica?

Verdade! É fundamental que o paciente tenha a assistência e orientação da família para com o paciente. Os novos hábitos a serem adotados pelo paciente devem ser compartilhados e estimulados por todos que convivem com ele.

Todo paciente que realiza a cirurgia bariátrica deve fazer plástica corretiva?

Mito! Nem todos os pacientes precisam realizar uma cirurgia plástica reparadora após a redução do estômago. Cada caso necessita ser avaliado criteriosamente pela equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento.

O paciente que sofre de gastrite pode ser operado?

Verdade! Não há restrição médica para cirurgia bariátrica em pacientes que tem gastrite.

FONTE – Dr. Sérgio Barrichello gastroenterologista/endoscopista da Clinica Healthme gerenciamento de peso.